Airbnb vale a pena?

airbnb escolhaAntigamente, era comum as pessoas escolherem hotéis e pousadas, mas nos últimos anos surgiu um aplicativo/site chamado Airbnb, que do inglês significa “Ar, pão e café da manhã”. Na realidade, bnb sempre foi um termo utilizado no exterior para se referir a pousadas, o portal Airbnb apenas adicionou o “Air” na frente da palavra para criar sua marca, indicando a quebra de fronteiras.

Mas apesar do sucesso mundial, muita gente no Brasil ainda não sabe como funciona ou se vale a pena o custo benefício, então decidimos explicar nesse post.

A lógica do Airbnb funciona de forma semelhante a um Uber, mas no caso das pousadas e hotéis. Como assim? Da mesma forma que o Uber permitiu que qualquer motorista se transformasse em um “taxista” ou motorista particular, bastando se inscrever na plataforma, o Airbnb fez o mesmo com as casas das pessoas, permitindo que qualquer pessoa possa oferecer seu imóvel para locação.

Imagine quantas pessoas, por exemplo, possuem uma casa na praia e decidem ir para outro lugar. Aquele espaço vai ficar vago, então a pessoa pode decidir rentabilizar como se fosse uma pousada. É para isso que o Airbnb funciona. Na prática, os preços praticados no Airbnb são muito mais baixos do que os preços dos hotéis e pousadas em geral, afinal o objetivo do imóvel não é necessariamente receber pessoas, quem coloca seu imóvel para locação temporária está pensando em ganhar um dinheiro extra no fim do mês. Com essa mentalidade “qualquer coisa já está bom”, e o próprio Airbnb sugere preços das tarifas.

Sobre a qualidade, muitas vezes até supera a qualidade de algumas pousadas na comparação de preços, afinal bem sabemos que existem pessoas com patrimônios luxuosos, com piscina, pátio, e muitos utensílios úteis que talvez o hotel ou pousada não oferecessem.

Em relação ao café da manhã, é opcional os locadores decidirem servir ou não, por isso é importante ficar atento ao anúncio visto na página. Para quem sabe como programar uma viagem, não vai ser problema pesquisar até encontrar o local ideal. Mas caso você não tenha experiência com viagens, procure analisar bastante os preços e opções, pois sim, o Airbnb costuma valer a pena na maioria dos casos (tal não fosse, não estaria tão popular no mundo).

Esse é o recado então que gostaríamos de passar hoje. Esperamos que tenham gostado e até o próximo artigo. Bye!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *